CPI BRASIL - Seu Portal de cartuchos » Home » Informativo Importante Meu Cadastro | Pedido de Orçamento | Ir ao Caixa   
Busca:  
 
 
 
TODOS PRODUTOS
ALGUNS PRODUTOS Cartuchos
Toner
Impressoras
CDs Mídias
DVDs Mídias
Estabilizadores
Teclado
DVD Residencial, Portátil, etc...
Adaptadores
Home Teather
Manutenção
Computadores
Mouse
Filtro de Linha
Som Portátil
Monitores
Caixa de som multimidia
Fitas Matriciais
MP3
Pedido de Orçamento mais
Está vazio...

Informativo Importante Informativo Importante

Reciclagem

A reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico (componente principal do cartucho). As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita tratamento final, como aterramento, ou incineração.

***O conceito de reciclagem não deve ser confundido com o de reutilização***

A palavra reciclagem difundiu-se na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose.
Em outros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do plástico, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

Vantagens da reciclagem

Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores positivos.
No aspecto econômico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres. No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, latas de alumínio e outros materiais recicláveis deixados para o lixo. Também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem.

Petróleo

O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia. Serve como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se: benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já provocou muitas guerras, e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Para a criação do PLASTICO dos cartuchos é necessário o petróleo, mas não como o conhecemos e sim o resíduo dele, ou seja, o petróleo pé refinado em frações tirando assim cada parte do procedimento determinado produto. O PLÁSTICO vem colocado na última fração no processo de refinação do petróleo, pois precisa ser sólido.

Criação de um Cartucho

Para a criação de 01 (UM) único cartucho de impressora é utilizado em sua composição cerca de 05 litros de petróleo já refinado o que é cerca de 12 litros de petróleo bruto. Além de circuitos eletroeletrônicos e papel.

***Note que todos os produtos podem ser reciclados***

Cartucho Reciclado X Cartucho Remanufaturado

Cartucho Reciclado - Como o próprio nome já diz é o reaproveitamento da embalagem (cartucho) para nova utilização sem perda das suas funções anteriores é um rigoroso processo de limpeza, manuseio e injeção de tinta, isto tudo por equipamentos e não manualmente como muitos acreditam que é realizado. E ainda é testado para comprovar sua eficiência que pode chegar à mesma, ou melhor, do original. O processo de reciclagem é um processo minucioso levando dias para ser concluído. Sendo muito mais barato e ainda contribuindo para minimizar o problema de poluição e aquecimento global, sem contar a grande economia para o mundo, referente ao consumo de petróleo e energia que também é uma grande preocupação em um futuro muito próximo.

Cartucho Remanufaturado - É a recarga de um cartucho, só que diferente do RECICLADO, ele é feito manualmente sendo assim um processo rápido e sem garantia de sucesso, os cartuchos remanufaturado não são testados, podendo apresentar defeitos na sua confecção. O processo varia de empresa para empresa, mas normalmente apenas injetam uma seringa dentro do cartucho e depois acrescentam a tinta, fazendo assim um cartucho com qualidade duvidosa, pois não são testado assim que ficam pronto, com grandes possibilidades de vazamento de tinta na impressora de seu usuário, pois não existe uma limpeza interna nem tão pouca a pressurização dos cartuchos que só é possível com máquinas de grande porte.






















 

Garantia Empresa Qualidade Suporte e Duvidas Social Informativo Importante Fale Conosco
quinta 13 dezembro, 2018